Visa a aplicação prática da gestão financeira e orçamentária no ambiente empresarial, permitindo aos participantes debater, aprender, elaborar e aplicar orçamento e custos empresarial, visando sua utilização como instrumento de controle e tomada de decisão para analisar e implementar programas e estratégias através de redução de custos, otimizando processos, negociação com clientes, definição de políticas de preço de venda dos serviços, previsão e planejamento operacional e estratégico da organização.
A análise de custos baseia-se, fundamentalmente, na identificação dos custos e despesas gerados pelos processos da organização. O trabalho proposto possui o intuito de verificar se, somados, estes gastos são superiores ou inferiores às receitas da empresa, o que se traduz por prejuízo ou lucro do exercício.
Além disso, a análise de custos determina os pontos de equilíbrio, imprescindíveis para a elaboração da previsão de vendas. Estabelecer níveis de produção, determinar a quantidade dos suprimentos que serão utilizados, contratar o pessoal necessário, entre outros.
Objetivos:
• Identificar o mix dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
• Determinar os custos fixos e variáveis da empresa;
• Determinar os pontos de equilíbrio (financeiro, econômico e contábil);
• Identificar a margem de contribuição de cada produto.
Metodologia:
• É feito um levantamento dos custos (fixos e variáveis), despesas e receitas da organização através da análise da folha de pagamento, alocação dos recursos humanos, assim como dos demais recursos.
• São determinados os pontos de equilíbrio (financeiro, econômico e contábil), a viabilidade e mix dos produtos e serviços oferecidos pela organização; por meio da análise dos custos fixos e variáveis além das receitas da empresa.
17/01/2012
3º SEMESTRE: CUSTOS E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A PROFISSÃO CONTÁBIL
Ciências Contábeis
Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário